6, agosto, 2019

Sushi em Fortaleza: 10 restaurantes de comida japonesa para conhecer na cidade

Sushi Konibaa
Konibaa tem cardápio variado de sushis especiais (Divulgação)

Quem ama a culinária japonesa e oriental certamente adora o autêntico sushi, não é verdade? O bolinho de arroz com peixe faz sucesso no Brasil há mais de uma década, e tornou-se “febre gastronômica” aos poucos no país, conquistando paladares de Norte a Sul. Pensando nessa paixão da nossa gente, resolvemos dar algumas dicas de onde experimentar a delícia: veja onde comer sushi em Fortaleza.

Konibaa

O que mais sai são os combinados de sushi (de 12, 20 ou 32 peças). Os temakis e alguns sushis especiais, como o hot tigrado, ebi shake e niguiri shake especial, são uma boa. Outra sugestão é o usuzukuri de salmão (carpaccio de filé de salmão à base de shoyu aromatizado com laranja e cebolinha) ou o sunomono misto, com camarão, salmão e polvo

Entre os suhis especiais, o shake kanzen traz filetes de salmão com molho shoyu temperado e hananirá. O tartare de salmão e o tataki de atum são outras dicas de um meno bem rico. Só de temakis tem mais de 20. Certamente, tendo em vista a diversidade de pratos ofertados e criações, o Konibaa é uma das casas japonesas de melhor custo benefício da cidade.

Unidade Matriz
Av. Júlio Abreu 160, Ed. Hot Center loja 15

DELIVERY EXPRESS
Fone: (85) 3224.7871
Av. Santos Dumont 3636
Posto BR – Aldeota – Fortaleza-CE

Aberto de segunda a sábado, das 17h à 0h e aos domingos das 18h à 0h.

Combinado Misaki
Se não puder ir ao Japão, você pode dar uma passadinha em alguma casa de comida oriental em Fortaleza… Confere o Combinado Misaki (Divulgação)

Misaki

São populares a porção de seis sashimis de salmão, guarnecidos de molho de tamarindo e sunomono, e os rolinhos do mesmo peixe, recheados de lagosta e finalizados com cream cheese e caviar. Composto de trinta peças de sushi e sashimi, o combinado Senseshon serve bem duas pessoas.

No rol de pratos com frutos do mar, o camarão kofunshita (camarões em molho reduzido à base de espumante e alho poró, acompanhado de arroz de amêndoas) é uma boa pedida. Outra sugestão para quem curte o crustáceo é o camarão nagai, que traz camarões flambados em conhaque e pimenta rosa, acompanhado de risoto de tomate seco. Falando em risoto, vale conferir o feito exclusivamente com arroz arbóreo “al dente” com camarão, polvo e lula.

Avenida Desembargador Moreira, 1031 – Jardins Open Mall – Aldeota
Fone: (85) 3433.1050
Aberto diariamente para almoço e jantar
Cartões de crédito VISA , Mastercard e American Express

Maki Sushibar
Maki Sushibar é opção de comida japonesa com bom custo e benefício (Divulgação)

Maki Sushi Bar

Para quem ama sushi e não dispensa uma boa cervejinha no happy hour do final da semana, o Maki Sushi Bar pode ser a pedida para aqueles que amam comida japonesa em Fortaleza

Gungas, hots, combinados e temakis tradicionais estão entre as pedidas do menu. Entre as bebidas, a cerveja Eisenbahn é um dos destaques. Uma dica é o Maki Ebi Grill. Eles inauguraram delivery recentemente. Outra casa com um custo benefício espetacular.

Av. Des. Moreira, 2355 – (85) 3067.6456
Av. W. Soares, 4600 – Lj 01 – (85) 3093.6974
Av. Treze de Maio 2980 – Lj 07 (85) 3051.0122

Hambúrguer de salmão é opção de entrada no Ryori Sushi Lounge
Hambúrguer de salmão é opção de entrada no Ryori Sushi Lounge

Ryori Sushi Lounge

O Ryori Sushi Lounge aposta na culinária japonesa. A casa oferece pratos orientais com um toque da culinária ocidental. Localizado no Shopping Bouganville e cercado por um lindo jardim, o restaurante está situado em um dos espaços gastronômicos mais procurados pelos cearenses.

O destaque principal vai para a Sequência Japonesa da casa, os comensais pagam um valor fixo e têm direito a entradas, sushis, pratos e sobremesas – um festival de comida japonesa bem variado. Entre os sushis, estão hossomakis, uramakis, niguris, temakis, sashimi e alguns sushis especiais

Da seleção do sushibar, o Ryori Seven traz camarão empanado e cream cheese envolto em salmão levemente grelhado com azeite e pimenta. Já o Badejo Passion serve o pescado grelhado com molho de maracujá, guarnecido de arroz de shimeji. Vez ou outra, a vieira surge entre os sushis especiais do chef: vale a pena experimentar essa iguaria!

Av: Dom Luís, Shopping Buganvilia, 1113
Telefone: (85) 3224.9997
Funcionamento: Todos os dias, das 12h às 15h e das 18h à meia noite. Sexta e sábado: jantar até 1h30; domingo e segunda: só jantar

Casa do Frango é "point" para os amantes do sushi
Casa do Frango é “point” para os amantes do sushi (Divulgação)

Casa do Frango

Com décadas de tradição, a Casa do Frango se destaca entre as opções de sushi em Fortaleza pela sofisticação dos pratos e pelo conforto de suas instalações. A casa oferece café da manhã e almoço, com deliciosas opções no self service. Há ainda o sushibar, onde são servidos sushis, sashimis e muitas outras delícias da culinária japonesa. E tem delivery.

Pode-se começar a sequência com a porção de shimeji. Em seguida, há sushis. É o caso do maki patê, composto por salmão, atum e arroz envoltos em alga. Entre os especiais, pedidos à la carte, o filadélfia roll combina salmão, arroz, kanikama e cream cheese. Já o couve croc traz a verdura frita, mais acelga, arroz, salmão e queijo.

Avenida Washington Soares, 3000, Eng. Luciano Cavalcante
Funciona todos os dias, das 11h a 0h. Aos domingos, das 17h às 23h.

Monte Fuji tem bons sabores e custo benefício
Monte Fuji tem bons sabores e custo benefício quando o assunto é sushi em Fortaleza (Divulgação)

Monte Fuji

Monte Fuji é especializado em comida japonesa. A casa é tradicional neste ramo em Fortaleza, com combinados de sushi, shakê e executivo. Tudo oferecido por meio do serviço de delivery. O restaurante tem duas sedes na cidade. Uma na Av. Barão de Studart, 1431, e outra na Av. Sen. Virgílio Távora, 1055. Pedidos pelo Ifood ou pelo 3231.4404.

De entrada, a dica pode ser o rolinho de camarão com catupiry ou o tataki de salmão. Há boas opções de combinados. Sushis, sashimis, e sobremesas completam o cardápio. Entre as bebidas, destaque para o whisky Old Par 12 anos, a caipiroska e as opções de refrigerantes.

Rua/Av: Av. Barão de Studart, 1431 / Av. Sen. Virgílio Távora, 1055
Telefone: (85) 3231.4404
Funcionamento: Todos os dias, de 18h às 23h

Patinhas de caranguejo e molho no Sushi Ya Bar
Patinhas de caranguejo e molho no Sushi Ya Bar (Divulgação)

Sushi Ya Bar

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas no cenário gastronômico de Fortaleza (Av. Edilson Brasil Soares), o Sushi Ya Bar é um dos destaques quando o assunto é culinária oriental e japonesa na capital cearense. O estabelecimento funciona todo dia, um diferencial em relação a outros estabelecimentos do tipo na cidade.

Entre as entradas, a dica pode ser o rolinho primavera de camarão, queijo ou chocolate, para você que curte doces. O tepan de salmão ou de frango e o tempurá de legumes com carnes figuram entre os destaques do menu. Uma leva de sushis especiais traz ainda ótimas opções. E tem ainda pratos quentes e frutos do mar diversos. O tradicional filé mignon com batata frita e arroz pode ser a grande pedida neste quesito. De sobremesa,sorvetes, banana flambada e tortas são algumas opções.

Rua/Av: Av. Edilson Brasil Soares, 191
Telefone: (85) 3013.2555
Funciomanto: Todo dia, das das 17h30 às 23h30 o restaurante / Delivery: das 17h30 às 22h30

Combinados do Fuji Sushi Lounge trazem criações inusitadas com molhos, geleias e ingredientes interessantes
Combinados do Fuji Sushi Lounge trazem criações inusitadas com molhos, geleias e ingredientes interessantes (Divulgação)

Fuji Sushi Lounge

Mais recente, o Fuji Sushi Lounge traz também um alto padrão quanto à estética e diversidade de seu cardápio. A casa é comandada por Leonardo Perestrelo e proporciona momentos de prazer em ambiente despojado. O Fuji traz também maravilhosa diversidade de ceviches, como seu delicioso ceviche de frutos do mar.

Os combinados de 20 peças e 30 peças seguem o padrão de “criações do chef”, com criações diversificadas onde o salmão flambado marca presença junto a outros ingredientes inusitados, como geleias e molhos especiais. Outra dica é experimentar o saboroso temaki de prato. Tem até “sanduíche de salmão“: quatro unidades de com o peixe maçaricado, camarão, cream cheese e pimenta-biquinho.

Rua Leonardo Mota, 774, Aldeota
Telefone: (85) 3067.7352
Funciona das 12h às 15h e das 18h à meia-noite: sexta e sábado até 1h30. Aos domingos e segundas, só abre para o jantar

Yap Temakeria também atende em delivery na Aldeota (Divulgação)
Yap Temakeria também atende em delivery na Aldeota (Divulgação)

Yap Temakeria

Com três sedes operando em Fortaleza, a casa de culinária japonesa Yap Temakeria oferta ao público um show de delícias que nos remetem ao oriente. Além de um variado cardápio de temakis de frutos do mar, a casa conta ainda com deliciosas sugestões de sobremesas, como sorvete de creme com brownie e castanha.

De entrada, camarões empanados na panko com molho tonkatsu. Entre os pratos principais, combinados de sushis e temakis. Sugestões são o Adalbas (arroz, cream cheese, camarão empanado, shitake e salmão), além do sunomono e dos sashimis. Também atende em delivery.

Serviço
YAP Aldeota

(85) 3224.8618
Rua Marcos Macedo 655, Loja 12 – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 24:00

YAP Sul

(85) 3239.1651
Av. Washington Soares 2565 – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 23:00

YAP Delivery

(85) 3227.3216
Rua Silva Pale 2811 – Dionisio Torres – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 23:00

Philadélfia é opção saborosa e com bons itens tradicionais (Divulgação)
Philadélfia é opção saborosa e com bons itens tradicionais (Divulgação)

Philadélphia Sushi Bar e Temakeria

Philadélphia Sushi Bar e Temakeria entra na lista de opções de estabelecimentos onde se pode encontrar comida japonesa em Fortaleza. A casa fica localizada em uma das mais movimentadas avenidas da cidade, a Av. Pontes Vieira, e traz menu variado.

Bufê de sushis no jantar, com quarenta variedades de enrolado, a exemplo do que leva salmão, queijo e arroz. Entre os temakis solicitados à la carte, sobressai a versão feita com camarão empanado, cream cheese e arroz. O temaki Philadelfia e o sunomono também são boas dicas.

Av: Pontes Vieira, 825
Telefone: (85) 3257.2838
Semana: 10h/14h e 16h/1h. Sáb e Dom só jantar

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php