10, janeiro, 2020

Sushi em Fortaleza: 10 restaurantes de comida japonesa para conhecer na cidade

Sushi Konibaa
Konibaa tem cardápio variado de sushis especiais (Divulgação)

Quem ama a culinária japonesa e oriental certamente adora o autêntico sushi, não é verdade? O bolinho de arroz com peixe faz sucesso no Brasil há mais de uma década, e tornou-se “febre gastronômica” aos poucos no país, conquistando paladares de Norte a Sul. Pensando nessa paixão da nossa gente, resolvemos dar algumas dicas de onde experimentar a delícia: veja onde comer sushi em Fortaleza.

Kyojin é um dos temaki do Konibaa: vem envolto num filé de salmão aberto, que substitui a tradicional alga (Divulgação)

Konibaa

O que mais sai são os combinados de sushi (de 12, 20 ou 30 peças). Os temakis e alguns sushis especiais, como o hot tigrado, ebi shake e niguiri shake especial, são uma boa. Outra sugestão é o shake kanzen (filetes de salmão com molho shoyu temperado acompanhado de hananirá) ou o sunomono misto, com camarão, salmão e polvo

O tartare de salmão e o tataki de atum são outras dicas de um meno bem rico. Só de temakis tem mais de 20. Vale também destacar os pokes havaianos da casa, em três versões (Ahi Tuna, Ka Papu e Tuna Hala Hahiki). Tendo em vista a diversidade de pratos ofertados e criações, o Konibaa é uma das melhores casas japonesas da cidade.

Unidade Matriz
Av. Júlio Abreu 160, Ed. Hot Center loja 15
Aberto de segunda a domingo, das 18h às 23h50.
Telefone: (85) 3267.2572

Delivery
Av. Santos Dumont 3636
Posto BR – Aldeota – Fortaleza-CE

Aberto de terça a domingo, das 18h às 23h30.
Fone: (85) 3213.5464

Combinado Misaki
Se não puder ir ao Japão, você pode dar uma passadinha em alguma casa de comida oriental em Fortaleza… Confere o Combinado Misaki (Divulgação)

Misaki

São populares a porção de sashimis, que trazem quatro lâminas de diversas proteínas, como  salmão, atum, tilápia, polvo ou camarão, e o sashimi de salmão e camarão, uma novidade que traz lâminas dos dois pescados maçaricadas e finalizadas com flor de sal, azeite trufado e gengibre frito. O carro-chefe da casa é o combinado Senseshon, composto de trinta peças de sushi e sashimi, servindo bem duas pessoas.

No rol de pratos com frutos do mar, o camarão Nagai (camarões flambados em conhaque e pimenta rosa, acompanhados de risoto de tomate seco) é uma boa pedida. Outra sugestão para quem curte o crustáceo é o Camarão Rockefeller, que traz camarões gratinados ao molho branco e parmesão acompanhados de nirá. Falando em risoto, vale conferir o feito exclusivamente com arroz arbóreo “al dente” com salmão e alho-poró.

Avenida Desembargador Moreira, 1031 – Jardins Open Mall – Aldeota
Fone: (85) 3433.1050
Aberto diariamente para almoço e jantar
Cartões de crédito VISA , Mastercard e American Express

Maki Sushibar
Maki Sushibar é opção de comida japonesa com bom custo e benefício (Divulgação)

Maki Sushi Bar

Para quem ama sushi e não dispensa uma boa cervejinha no happy hour do final da semana, o Maki Sushi Bar pode ser a pedida para aqueles que amam comida japonesa em Fortaleza

Gungas, hots, combinados e temakis tradicionais estão entre as pedidas do menu. Entre as bebidas, a cerveja Eisenbahn é um dos destaques. Uma dica é o Maki Ebi Grill. Eles inauguraram delivery recentemente. Outra casa com um custo benefício espetacular.

Av. Des. Moreira, 2355 – (85) 3067.6456
Av. W. Soares, 4600 – Lj 01 – (85) 3093.6974
Av. Treze de Maio 2980 – Lj 07 (85) 3051.0122
Av. Viera Weyne, 370 – Lj 02 (Lago Jacarey)

Ryori
Ryori disponibiliza Sequência Japonesa, oportunidade de degustar várias criações da casa a preço fixo (Divulgação)

Ryori Sushi Lounge

O Ryori Sushi Lounge aposta na culinária japonesa. A casa oferece pratos orientais com um toque da culinária ocidental. Localizado no Shopping Bouganville e cercado por um lindo jardim, o restaurante está situado em um dos espaços gastronômicos mais procurados pelos cearenses.

O destaque principal vai para a Sequência Japonesa da casa, os comensais pagam um valor fixo e têm direito a entradas, sushis, pratos e sobremesas – um festival de comida japonesa bem variado. Entre os sushis, estão hossomakis, uramakis, niguris, temakis, sashimi e alguns sushis especiais

Da seleção do sushibar, o Ryori Seven traz camarão empanado e cream cheese envolto em salmão levemente grelhado com azeite e pimenta. Já o Badejo Passion serve o pescado grelhado com molho de maracujá, guarnecido de arroz de shimeji. Vez ou outra, a vieira surge entre os sushis especiais do chef: vale a pena experimentar essa iguaria!

Av: Dom Luís, Shopping Buganvilia, 1113
Telefone: (85) 3224.9997
Funcionamento: Todos os dias, das 12h às 15h e das 18h à meia noite. Sexta e sábado: jantar até 1h30; domingo e segunda: só jantar

Também disponível no Shopping Iguatemi.

Casa do Frango
Casa do Frango tem boa experiência com a culinária japonesa em Fortaleza (Divulgação)

Casa do Frango

Com décadas de tradição, a Casa do Frango se destaca entre as opções de sushi em Fortaleza pela sofisticação dos pratos e pelo conforto de suas instalações. A casa oferece café da manhã e almoço, com deliciosas opções no self service. Há ainda o sushibar, onde são servidos sushis, sashimis e muitas outras delícias da culinária japonesa. E tem delivery.

Pode-se começar a sequência com a porção de shimeji. Em seguida, há sushis. É o caso do maki patê, composto por salmão, atum e arroz envoltos em alga. Entre os especiais, pedidos à la carte, o filadélfia roll combina salmão, arroz, kanikama e cream cheese. Já o couve croc traz a verdura frita, mais acelga, arroz, salmão e queijo.

Avenida Washington Soares, 3000, Eng. Luciano Cavalcante
Funciona todos os dias, das 11h a 0h. Aos domingos, das 17h às 23h.

Monte Fuji tem bons sabores e custo benefício
Monte Fuji tem bons sabores e custo benefício quando o assunto é sushi em Fortaleza (Divulgação)

Monte Fuji

Monte Fuji é especializado em comida japonesa. A casa é tradicional neste ramo em Fortaleza, com combinados de sushi, shakê e executivo. Tudo oferecido por meio do serviço de delivery. O restaurante tem duas sedes na cidade. Uma na Av. Barão de Studart, 1431, e outra na Av. Sen. Virgílio Távora, 1055. Pedidos pelo Ifood ou pelo 3231.4404.

De entrada, a dica pode ser o rolinho de camarão com catupiry ou o tataki de salmão. Há boas opções de combinados. Sushis, sashimis, e sobremesas completam o cardápio. Entre as bebidas, destaque para o whisky Old Par 12 anos, a caipiroska e as opções de refrigerantes.

Rua/Av:  Av. Sen. Virgílio Távora, 1055, Lj 17, Shopping Manhattan
Telefone: (85) 3231.4404
Todos os dias, de 18h às 23h.

Sushi Ya Bar
Sushi Ya Bar é opção de boa relação entre custo e benefício (Divulgação)

Sushi Ya Bar

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas no cenário gastronômico de Fortaleza (Av. Edilson Brasil Soares), o Sushi Ya Bar é um dos destaques quando o assunto é culinária oriental e japonesa na capital cearense. O estabelecimento funciona todo dia, um diferencial em relação a outros estabelecimentos do tipo na cidade.

Entre as entradas, a dica pode ser o rolinho primavera de camarão, queijo ou chocolate, para você que curte doces. O tepan de salmão ou de frango e o tempurá de legumes com carnes figuram entre os destaques do menu. Uma leva de sushis especiais traz ainda ótimas opções. E tem ainda pratos quentes e frutos do mar diversos. O tradicional filé mignon com batata frita e arroz pode ser a grande pedida neste quesito. De sobremesa,sorvetes, banana flambada e tortas são algumas opções.

Rua/Av: Av. Edilson Brasil Soares, 191
Telefone: (85) 3013.2555
Funcionamento: Todos os dias, das 11h às 23h30. Servindo almoço e jantar.
Delivery: das 17h30 às 22h30

Combinados do Fuji Sushi Lounge trazem criações inusitadas com molhos, geleias e ingredientes interessantes
Combinados do Fuji Sushi Lounge trazem criações inusitadas com molhos, geleias e ingredientes interessantes (Divulgação)

Fuji Sushi Lounge

O Fuji Sushi Lounge traz também um alto padrão quanto à estética e diversidade de seu cardápio. A casa é comandada por Leonardo Perestrelo e proporciona momentos de prazer em ambiente despojado. O Fuji traz também maravilhosa diversidade de ceviches, como seu delicioso ceviche de frutos do mar.

Os combinados de 20 peças e 30 peças seguem o padrão de “criações do chef”, com criações diversificadas onde o salmão flambado marca presença junto a outros ingredientes inusitados, como geleias e molhos especiais. Outra dica é experimentar o saboroso temaki de prato. Tem até “sanduíche de salmão“: quatro unidades de com o peixe maçaricado, camarão, cream cheese e pimenta-biquinho.

Rua Leonardo Mota, 774, Aldeota
Telefone: (85) 3228.2277
Funciona das 12h às 15h e das 18h à meia-noite: sexta e sábado até 1h30. Aos domingos e segundas, só abre para o jantar

Yap Temakeria também atende em delivery na Aldeota (Divulgação)
Yap Temakeria também atende em delivery na Aldeota (Divulgação)

Yap Temakeria

Com três sedes operando em Fortaleza, a casa de culinária japonesa Yap Temakeria oferta ao público um show de delícias que nos remetem ao oriente. Além de um variado cardápio de temakis de frutos do mar, a casa conta ainda com deliciosas sugestões de sobremesas, como sorvete de creme com brownie e castanha.

De entrada, camarões empanados na panko com molho tonkatsu. Entre os pratos principais, combinados de sushis e temakis. Sugestões são o Adalbas (arroz, cream cheese, camarão empanado, shitake e salmão), além do sunomono e dos sashimis. Também atende em delivery.

Serviço
YAP Aldeota

(85) 3224.8618
Rua Marcos Macedo 655, Loja 12 – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 24:00

YAP Sul

(85) 3239.1651
Av. Washington Soares 2565 – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 23:00

YAP Delivery

(85) 3227.3216
Rua Silva Pale 2811 – Dionisio Torres – Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: Seg – Dom: 17:00 – 23:00

Philadélfia é opção saborosa e com bons itens tradicionais (Divulgação)
Philadélfia é opção saborosa e com bons itens tradicionais (Divulgação)

Philadélphia Sushi Bar e Temakeria

Philadélphia Sushi Bar e Temakeria entra na lista de opções de estabelecimentos onde se pode encontrar comida japonesa em Fortaleza. A casa fica localizada em uma das mais movimentadas avenidas da cidade, a Av. Pontes Vieira, e traz menu variado.

Bufê de sushis no jantar, com quarenta variedades de enrolado, a exemplo do que leva salmão, queijo e arroz. Entre os temakis solicitados à la carte, sobressai a versão feita com camarão empanado, cream cheese e arroz. O temaki Philadelfia e o sunomono também são boas dicas.

Av: Pontes Vieira, 825
Telefone: (85) 3257.2838
Semana: 10h/14h e 16h/1h. Sáb e Dom só jantar

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php