13, março, 2014

Tendência gastronômica: Combinação entre queijo e chocolate

Queijo e chocolate têm sido considerados bons parceiros de prato por profissionais e especialistas da gastronomia molecular

Torta de queijo com chocolate (MdeMulher)
Torta de queijo com chocolate (MdeMulher)

Queijo é bom, chocolate também. E chocolate com queijo? Você pode achar que não passa de uma brincadeira, mas, de acordo com o Great British Chefs, um grupo de especialistas vem divulgando a combinação como a nova tendência gastronômica de 2014. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

E eles não estão falando apenas de cheesecake de chocolate ou pudins de chocolate com ricota. Estão falando de donuts de canela com chocolate e queijo Roquefort ou de queijo de cabra e ganache de limão. Trufas de queijo Port também são opção.

Inicialmente, a ideia parece ir na contramão de todos os costumes, mas estes dois ingredientes têm sido considerados bons parceiros de prato por profissionais e especialistas da gastronomia molecular, incluindo Heston Blumenthal (The Fat Duck) e Ferran Adria (El Bulli), que já celebraram a combinação em seus pratos.

Enquanto você pode torcer o nariz com a ideia de mergulhar um chocolate em um foundue de queijo, mais e mais chefs estão fazendo experimentações e tentando colocar essa ideia na nossa mente. Mecca Ibrahim, do Great British Chefs, disse que Heston Blumenthal foi um dos primeiros chefs no Reino Unido a aliar o chocolate ao blue cheese em uma composição, com seu famoso bolo de queijo com chocolate derretido. “Chocolate e o blue cheese compartilham de 73 compostos aromáticos, então existem uma razão científica para acharmos a mistura atraente”, observa.

Paul A Young surpreendeu os chocólatras do Reino Unido com suas trufas com queijo e ganache de limão com queijo de cabra. Já o francês Pascal Aussignac, que dirige uma série de restaurantes premiados em Londres, criou uma receita de donuts de canela recheados com uma mistura única de chocolate branco e queijo Roquefort. Niki Segnit, autora de The Flavour Thesaurus, explica que os sabores vão bem juntos porque ambos são bastante comparáveis ao leite ou ao creme. Além disso, tanto um quanto o outro combinam bem com ingredientes como frutas vermelhas ou secas e caramelos.

Do Portal Terra

 

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php