8, junho, 2018

Tendências da gastronomia em 2018

MasterChef
Programa MasterChef é referência em termos de programas gastronômicos que viraram fenômeno na TV e internet (Divulgação)

Tendências da gastronomia em 2018:

O delivery continua em crescimento (eating at home);

Programas de gastronomia na TV e internet motivaram as pessoas a cozinhar mais em casa;

Comida para compartilhar: a palavra é compartilhar, seja uma mesma refeição ou uma foto nas redes. Cresceu o apelo fotográfico dos pratos.

Valorização de produtos artesanais;

Cozinha Fusion
Questão geopolítica da imigração deve continuar afetando diretamente o cenário da gastronomia em 2018, como o exemplo da cozinha fusion (Divulgação)

Pratos kids estão cada vez mais saudáveis;

Cozinha étnica: deve tornar-se mais popular conforme imigrantes e refugiados se estabelecerem. Com as ondas de migração e valorização da culinária étnica, as ervas e temperos usados tendem a ser explorados na cozinha fusion. Exemplos são as cozinhas síria e haitiana;

Refeições à base de vegetais. Por isso o crescimento do vegetarianismo e a consequente diminuição do impacto ambiental que a produção da carne causa;

Serviço: menos rígido, porém a equipe do salão deve estar treinada e conhecer bem os pratos.

“Para evoluir, a gastronomia brasileira deve valorizar o profissional do salão”, por chef Rodrigo Oliveira (restaurante Mocotó em São Paulo).

Patrícia FerreiraPatricia Ferreira é Administradora de Empresa, Especialista em Marketing e Consultora de Empresas. Autora do blog Gourmet Fortaleza há mais de cinco anos, onde escreve sobre tendências e novidades saborosas do cenário gastronômico da capital cearense. É também Editora da Revista Público A.

Gourmet Fortaleza
Instagram
Colunista do Portal Sabores

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php