17, setembro, 2019

Terceira edição do concurso “O Quilo É Nosso” começa hoje em todo o Brasil

Verdelima Restaurante
Pratos com temática de saudabilidade competem pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil no concurso “O Quilo É Nosso” (Divulgação)

Começou hoje a primeira etapa do concurso O Quilo é Nosso, que está em sua terceira edição, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a revista Prazeres da Mesa. Com o apoio do público e de especialistas, o concurso elegerá o melhor restaurante de comida a quilo no Brasil. Em Fortaleza e Juazeiro do Norte, dez restaurantes participam da competição: Casa Carneiro, Divina Comida (Torres Câmara), Divina Comida (Des. Leite Albuquerque), Divino Fogão, Quotidiano Cozinha Criativa, Restaurante Camarão Grill, Restaurante Renascença, Verdelima Restaurante na capital; Pasto & Pizzas e Malu Self-service em Juazeiro.

As casas criaram uma receita, seguindo a temática da saudabilidade, que deverá compor o buffet durante a primeira etapa do concurso, que acontece até o dia 26 de setembro. Entre os pratos criados estão: maminha temperada ao vinho tinto assada ao forno; cubos de filé de tilápia temperados e cozidos com camarão e carne de caju; camarões crocantes com creme de macaxeira com abóbora; cocada quente de coco fresco com leite condensado acompanhado de uma generosa bola de sorvete de café; filé de sirigado na crosta de rapadura e couve crocante; camarão refogado no azeite, flamblado no vinho branco e puxado com ervas finas, a base do molho branco; lagosta grelhada em creme de macaxeira e manteiga da terra (servida na moranga); camarão empanado no coco tostado com legumes no agridoce de goiabada e abóbora ao forno caramelizada.

Restaurante Renascença
Lagosta grelhada em creme de macaxeira e manteiga da terra e servida na moranga é aposta do Restaurante Renascença (Divulgação)

“Todos os dias os brasileiros estão nos restaurantes de comida a quilo, que representam o tipo de negócio mais comum entre os restaurantes do país, de acordo com uma pesquisa do Sebrae. Mesmo assim, faltavam iniciativas de valorização deste mercado, e por isso a Abrasel tem encabeçado este concurso, e convidamos os fortalezenses a experimentar as criações dos restaurantes participantes, e contribuir com a votação”, diz Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel no Ceará.

O concurso O Quilo é Nosso conta com o patrocínio da Sodexo.

Fases do concurso

A primeira fase define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Este ano, o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico.

Durante estes 10 dias, os estabelecimentos participantes serão avaliados nos seguintes quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, receita criada e qualidade geral do buffet. O público registra os votos pelo site do evento (oquiloenosso.com.br), já o júri técnico fará sua avaliação durante visita oculta às casas participantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa.

Divina Comida
Renascença e Divina Comida foram os dois grandes vencedores da edição estadual do ano passado do concurso (Divulgação)

Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da primeira fase.

Os vencedores de cada estado seguem para São Paulo, onde prepararão a receita presencialmente para uma banca de jurados, escalados pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, é o prato participante que indicará o resultado. O encontro e decisão serão transmitidos ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.

Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel e Fórum Gestão à Mesa.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php