6, novembro, 2017

Tipos de sorvetes: saiba mais sobre a sobremesa gelada

Tipos de Sorvete
Tipos de sorvete: você sabe reconhecê-los? (Divulgação)

Paletas mexicanas, milk shakessorvetes industrializados, sorvetes artesanais, frozen yogurts, sorbets… A variedade é grande, e o desejo por sobremesas geladas sorvetes também. Afinal, estas opções têm tudo a ver com um clima tropical e predominantemente ensolarado como o de Fortaleza, certo? A quem não dispensa um bom doce gelado, é sempre bom saber o que se está consumindo e as vantagens de cada modalidade. Que tal aprender mais sobre os tipos de sorvetes?

Diferenças e semelhanças

Embora bem parecido com o sorvete tradicional, o frozen yogurt nada mais é do que o próprio iogurte congelado com alguns ingredientes a mais. Por isso mesmo, é menos gorduroso, mas também acaba tendo menos sabor do que o tradicional e autêntico sorvete. Além do próprio iogurte, o produto costuma levar estabilizantes, emulsificantes, leite e outros ingredientes.

Já as paletas mexicanas, que viraram febre há alguns anos, na verdade não são tão mexicanas assim… A maior similaridade deste produto com o doce do México é a forma. Neste país, as paletas costumam ser feitas apenas com polpas de frutas adocicadas, congeladas e vendidas em forma de picolés. Nada de recheios de Nutella, Ninho ou as muitas opções exóticas que começaram a se espalhar a partir de São Paulo… O México, neste caso, é só uma “jogada de marketing”.

No Brasil, as paletas são feitas como sorvetes, e costumam levar ingredientes como emulsificantes (para incrementar na textura) e liga neutra (para evitar a formação de cristais de gelo), típicos de sorvetes. Ou seja: viraram, praticamente, um sorvete em forma de picolé.

Paletas Mexicanas
Por incrível que pareça, as paletas mexicanas não são tão mexicanas assim.. No país, o produto tradicionalmente é feito apenas com água e polpa de frutas. Nutella ou leite condensado são coisas do Brasil mesmo (Divulgação)

E os milk shakes? Bem, esses costumam chamar muito a atenção da criançada, e a combinação e composição de cada um depende da criatividade de quem produz. Basicamente, um shake leva sorvete já pronto leite batidos, mantendo proporções certas para garantir cremosidade. Muito leite torna a bebida “aguada” demais; muito sorvete a torna grossa e impossível de beber. Qualquer um pode preparar um milk shake em casa. O segredo do produto é caprichar na escolha do sorvete: um bom sorvete, naturalmente, vai render um excelente shake. Já se não for um sorvete tão bom assim…

Os sorbets, muito consumidos pelo público fitness, são um tipo de sorvete que não possui gorduras de origem vegetal ou animal. Por isso mesmo, a composição não traz nenhum tipo de laticínio. A mistura é simples: água e polpa de fruta. Claro que o sabor nunca vai ser igual à sobremesa clássica, mas, para quem quer manter a forma e se refrescar, vale a pena, né?

Já o clássico sorvete é um doce feito à base de laticínios, como leite e nata, aos quais são adicionados outros sabores. Os sorvetes industrializados diferem dos sorvetes artesanais por conterem alguns produtos variados, como gorduras hidrogenadas, corantes artificiais e outros compostos químicos, que garantem, por exemplo, colorações mais bonitas, maior durabilidade e outras vantagens em troca de um baixo custo para o consumidor final. Por conta disso, estes tendem a não ser tão saborosos como os sorvetes mais artesanais. Os industrializados têm alta incorporação de ar, o que deixa o sabor mais sutil e a textura mais leve (ou seja, menos cremoso).

sorbet
Sorbet de manga (Divulgação)

Pra finalizar, os sorvetes artesanais, em geral, costumam ser os favoritos entre as sobremesas geladas. Têm menor incorporação de ar, por isso mesmo são mais cremosos, garantindo uma experiência mais interessante ao comensal. A noção de “artesanal” vai variar muito, mas, em geral, costuma-se evitar compostos químicos como corantes e conservantes, e apostar em matérias-primas de qualidade, com custo mais elevado… Neste caso, temos o “real sabor” da coisa: nada de só “parecer” com aquela fruta que você gosta.

 

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php