3, outubro, 2014

Tofu, o “camaleão” da culinária vegana

O tofu é a dica da vez dos colunistas André Buzo e Juliana Muniz. Na foto, o sorbet de tofu, que você confere como preparar ao final da matéria
O tofu é a dica da vez dos colunistas André Buzo e Juliana Muniz. Na foto, o sorbet de tofu, que você confere como preparar ao final da matéria

É com grande alegria que vamos falar sobre um dos alimentos mais saudáveis do mundo, o tofu. Na gastronomia vegana, não se usa leite de vaca (e de nenhum outro animal), nem seus derivados. Para substituir esses ingredientes tão comuns em nossa cultura, os cozinheiros veganos adotaram facilmente o tofu, o queijo vegetal mais antigo da história.

O tofu é um alimento que tem sua origem na China há mais de 2 mil anos, utilizado na alimentação de monges budistas e samurais, e foi introduzido na culinária japonesa a partir do século 8. No Brasil, foi trazido juntamente com essas culturas nas imigrações chinesa e japonesa no final do século XIX e durante o século XX. Também conhecido como queijo de soja, o tofu é um ingrediente muito versátil quando se trata de receitas veganas. Possui um sabor neutro e por isso pode ser adaptado na preparação de diversos pratos: doces, salgados, frios, quentes ou gelados. Por sua versatilidade, foi apelidado de “camaleão” da culinária vegana. É feito a partir da coagulação do leite de soja. Pode ser feito de maneira caseira, mas também já é encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Mais conhecido em sua forma neutra, possui uma consistência suave quando encontrado fresco, geralmente em forma de um bloco retangular, mas também pode ser encontrado em consistência mais firme e desidratado, temperado com ervas e até mesmo defumado.

É um ingrediente nobre, tanto por sua versatilidade na aplicação de variadas receitas, como por seu sabor neutro absorver diferentes tipos de temperos. Sua aplicação principal se dá na substituição do queijo de vaca, por ser bem menos gorduroso que este, proporciona a elevação dos níveis do colesterol bom (HDL). Pode ser utilizado em saladas frescas, ser frito ou assado, ser feito como hambúrguer, utilizado em sopas, recheios de tortas e salgados, cremes e sobremesas. Destacamos sua utilização na elaboração do “falso-peixe” de tofu. À sua cor branca e textura macia são aplicados ingredientes que lembram o sabor do mar, como as algas marinhas, além de ingredientes típicos para temperar peixes e frutos do mar, como o leite de coco, azeite de dendê e ervas finas.

O tofu é leve e de fácil digestão, o que proporciona uma excelente absorção dos seus nutrientes, sendo a melhor forma de se consumir a proteína de soja. Possui alto valor nutricional e baixo teor calórico, rico em proteínas com oito aminoácidos essenciais (100g de tofu contém 8 g de proteína), por essa razão é um excelente substituto nutricional para carnes e queijos de origem animal. Além disso, possui em sua composição cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas do complexo B, isoflavona, entre outros nutrientes. Tem baixo teor de sódio, sendo indicado para dietas com restrição de sal.

Uma “iguaria oriental”, além de ser delicioso quando bem temperado, o tofu faz um bem enorme para a saúde, pois ajuda na redução dos triglicérides e do mau colesterol (LDL), previne problemas cardíacos e circulatórios, ajuda as mulheres no alívio dos sintomas da menopausa (devido a absorção da isoflavona), é antioxidante, retardando o envelhecimento, antiinflamatório, anticancerígeno, e previne a osteoporose, entre outros benefícios.

Podemos citar mais mil e uma razões para você experimentar o tofu, mas vamos parar por aqui, indicando uma receita fácil e prática para que você comprove tudo que foi dito com sua própria língua!

Segue receita:

Sorbet de Tofu com Morango

Ingredientes:
500 gramas de tofu fresco.
6 unidades de morangos frescos.
1 lata de leite condensado de soja.
Geléia de frutas vermelhas (a gosto).
Hortelã fresco para decorar.

Modo de preparo:
Coloque o tofu numa peneira para escorrer todo o excesso de água, em seguida envolva-o com um pano de prato limpo, sem esmagar o tofu, aperte-o suavemente com o pano para que este absorva ainda mais água. Leve o tofu ao liquidificador, em seguida, acrescente os morangos e o leite condensado. Bata tudo até que fique um creme grosso. Ponha o creme em um refratário de vidro ou taças. Em seguida, leve ao congelador o sorbet até começar congelar (não deixe congelar). Retire, decore com geléia de frutas vermelhas, enfeite com folhas de hortelã e sirva.

Rendimento: 4 porções.
Veja receitas salgadas de tofu grelhado com vegetais e espetinho de tofu e abobrinha. Aprenda a fazer o tofu caseiro.

Estaremos realizando um curso de gastronomia vegana onde ensinaremos a fazer o falso-peixe de tofu, entre outras receitas. O curso possui fundamentação teórica e prática e é dirigido para o público que busca uma alimentação saudável e de qualidade.

Com 8h/aula divididas em 2 sábados, os dois dias de aulas acontecem em 11 e 25 de outubro, de 8h às 12h. O curso é composto de bate-papo sobre a gastronomia saudável e a execução de receitas especiais. Ensinaremos receitas práticas para o dia a dia, ideal para quem deseja retirar ou reduzir o consumo de carne, leite e seus derivados.

Chef André Buzo e Juliana Muniz

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php