24, dezembro, 2012

Venda de espumantes cresce

 

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) projeta a venda de 15 milhões de litros de espumantes este ano. O acréscimo sobre o ano passado chegaria assim a 14%. Em 2011, foram comercializados 13,16 milhões de litros de espumantes pelas empresas do Rio Grande do Sul. O último trimestre do ano é responsável por 50% das vendas. Até outubro deste ano já foram colocados 9,7 milhões de litros de espumantes, uma alta de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos otimistas porque a economia brasileira está em alta e o reconhecimento dos consumidores sobre os vinhos brasileiros é cada vez maior”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Os espumantes nacionais são responsáveis pela venda de 7,5 garrafas em cada 10 comercializadas no país. 
 
Há três anos, 70% do volume de espumantes era vendido no último trimestre do ano. A situação mudou. Atualmente, a metade da comercialização é feita em outubro, novembro e dezembro. “O brasileiro está consumindo espumantes não só nas comemorações do final do ano, mas incorporou este hábito em outras ocasiões, como festas, casamentos, formaturas e também nos finais de tarde e acompanhando o alimento”, detecta Bertolini. O espumante deixou de ser oferecido somente para os tradicionais brindes e passou a ser servido em  qualquer comemoração, do início ao fim de um casamento, por exemplo. “A qualidade das borbulhas nacionais e a ótima relação custo-benefício contribuem ainda mais para este verdadeiro fenômeno de vendas”, conclui Bertolini.