28, fevereiro, 2013

Vinho de altitude

 

A Bodega Uxmal é um projeto recente do Grupo Catena Zapata. O nome "Uxmal" é uma referencia as construções Maia do Sul do México, patrimônio da humanidade tombado pela Unesco. Os vinhos da bodega são feitos a partir de uvas colhidas nos vinhedos de propriedade do grupo, localizados na altitude da cordilheira dos Andes em Mendoza.
 
A busca pela viticultura de altitude é a tendência atual dos argentinos. Ao desenvolver a vocação de seus vinhos, os enólogos das bodegas mendocinas perceberam que a influência climática nas altitudes acima de 1.000 metros é extremamente benéfica para a maturação das uvas: a excursão térmica entre o dia e a noite e entre o inverno gelado e o verão quente e ensolarado proporciona uma maturação fenólica, exaltando, assim, potencialidades aromáticas das uvas. O clima seco de Mendoza completa a obra e faz dos vinhos da Bodega Uxmal uma excelente referência, com relação custo x benefício interessante e vantajosa.
 
O vinho desta semana é um corte entre o varietal emblemático argentino, o Malbec e a casta internacional Syrah, que aporta um toque de especiarias para complementar a fruta madura e a suculência deste belo vinho.
 
É um vinho que surpreende e harmoniza muito bem com carnes assadas, massas com molhos escuros e bolonhesa, além de frios nobres e queijos maduros.
 
O Uxmal Syrah / Malbec é importado pela Mistral de São Paulo e distribuído com exclusividade no Ceará pela Opção Distribuidora.
 
 
O Portal Sabores em parceria com a Opção Distribuidora vai sortear uma garrafa desse vinho. Clique aqui para participar da promoção. 
 
 
Marco Ferrari, italiano, sommelier formado pela Fisar – Piemonte, é profissional do vinho desde 1994, presta consultorias, cursos e treinamentos sobre o mundo do vinho. Docente convidado no Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Escreve sobre vinho para as revistas italianas Turismo del Gusto e Il Sommelier e no blog Vinho Fortaleza.
 
 
 

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php