23, outubro, 2013

Vinho Fest Fortaleza: Festival oferece degustação de vinhos

Estarão à disposição dos visitantes 150 rótulos de 40 diferentes regiões

Vinho Fest de 2012
Vinho Fest de 2012

No próximo dia 5 de novembro, o Empório Delitalia receberá a segunda edição do Vinho Fest Fortaleza. Estarão à disposição dos visitantes 150 rótulos de 40 diferentes regiões, incluindo o Brasil, Argentina, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

“O objetivo do Vinho Fest é ajudar o consumidor a desenvolver o gosto pessoal, conhecendo vinhos de diferentes regiões, ampliando seus horizontes e formando um apurado senso critico individual”, diz o sommelier Marco Ferrari, um dos organizadores do festival. Ele lembra que a ideia do evento surgiu da observação de que muitos consumidores têm dificuldade de comprar vinhos diferentes dos que já estão acostumados. “Nós observamos que há uma desconfiança do consumidor local em se aproximar de vinhos menos conhecidos, o que o leva a escolher sempre as mesmas opções”, afirma Ferrari.

Portanto, o festival é uma ótima oportunidade para chamar a atenção dos enófilos para vinhos de regiões diferentes, de produtores diferentes e estimular o consumidor a provar novas sensações, sem medo do desconhecido. Desta forma, poderá aproveitar toda a variedade e a riqueza que o mundo do vinho oferece.

Além das degustações, ao longo do evento serão divulgados os vinhos campeões selecionados durante as avaliações às cegas por um painel eclético composto por sommeliers, especialistas, profissionais do trade e enófilos. “Posso adiantar que teremos interessantes surpresas. O que é comum de acontecer quando se avalia vinho sem se deixar influenciar pelo preço, procedência ou marca”, diz Ferrari.

Destaques
Além de conferir a boa relação custo e benefício dos vinhos brasileiros, os visitantes do Vinho Fest poderão experimentar rótulos excepcionais e exóticos. Entre as jóias, o espumante italiano Cuvée Brut Bellavista Franciacorta Docg. Produzido na região da Lombardia, próximo à cidade de Brescia, o Franciacorta é a resposta da Itália ao champagne francês. Trata-se de um champenoise elaborado pela renomada Bellavista, de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, a partir de uma seleção altamente cuidadosa de vinhos fermentados e maturado em barricas de carvalho. No Franciacorta entram vinhos de seis a nove safras diferentes para dar este fantástico espumante.

Entre os exóticos, vale conferir o grego Agiorgitiko by Gaia. Apesar da Grécia produzir vinho desde os tempos de Socrates e Platão, muito pouco de sua produção enológica chega ao Brasil. Este tinto é produzido a partir da casta autóctone Agiorgitiko, na região do Peloponeso, fica de seis a oito meses em barricas de carvalho e harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas em geral.

O 2º Vinho Fest Fortaleza é uma realização da Opção Distribuidora e Empório Delitalia e conta com a parceria das importadoras Vinci, Mistral, World Wine, Licinio Dias, Domno, Barrinhas, além das vinícolas Lidio Carraro, Pizzato, Casa Valduga e Miolo.

Serviço
Vinho Fest Fortaleza 2013 – 2ª edição
Dia 5 de novembro, das 16h até às 21h, no espaço Escola do Vinho do Empório Delitalia (Av. Desembargador Moreira, 533 – Meireles). Ingressos: R$ 100,00, sendo R$ 50,00 de crédito para compra de vinho no evento ou na adega do Empório Delitalia. Mais informações: (85) 3133-5000.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php