16, maio, 2013

Vinho francês especial

Nesta semana, Marco Ferrari apresenta o La Vieille Ferme. Os apreciadores da bebida também podem conferir o sorteio do vinho, realizado no facebook. Confira a dica do sommelier e participe da promoção do Portal Sabores.

A família Perrin possui vários hectares de vinhedos na região Sul da Vale do rio Rhone, na França meridional. O vinho mais celebrado produzido por eles é o Chateau de Beaucastel, considerado pela crítica como um ícone da AOC Chateauneuf Du Pape.

Nas encostas do monte Ventoux, relevo que marca a divisa entre a Provence e a Cotes Du Rhone, Perrin produz o vinho La Vieille Ferme, que traduzido para o português significa “a velha fazenda”. É um tinto jovem e frutado, leve e fácil de agradar. A altitude das vinhas traz o frescor e a vivacidade que fazem do La Vieille Ferme um vinho refrescante e de boa acidez.

A safra de 2011 ficou caracterizada como a safra dos contrastes, com uma primavera quente e seca, seguida por um mês de julho muito chuvoso e um fim de verão ensolarado e de altas temperaturas. Até o mês de outubro, quando se realizou a colheita, esta peculiar combinação de fatores climáticos permitiu realizar uma vindima muito boa, sobretudo para as variedades de maturação tardia.

O La Vieille Ferme Rouge é um blend das castas típicas da região da Cotes Du Rhone: Carignan, Cinsault, Grenache e Syrah, utilizadas em porcentagem variável, ano a ano, dependendo das características climáticas de cada safra. Lembramos que a prática do assemblage, para falar à francesa, é muito comum na Europa, na produção de vinhos que sejam a soma das qualidades de cada uma das castas utilizadas, visando à valorização de suas características individuais, expressadas através da tipicidade de seu terroir.

Este vinho fermenta em cubas de cimento a temperatura controlada. Após a fermentação, passa por um período de maturação de 10 meses sendo 85% nas próprias cubas e 15% em barril de madeira (foudre), na melhor tradição do Sul da França.

Tinto rubi de aspecto limpo e de média intensidade, aroma rico e intenso de especiarias e frutas maduras como amora e cassis, na boca se apresenta refrescante e enxuto, de taninos macios e agradável caráter gastronômico. Acompanha perfeitamente carnes brancas e suínas, frios, massas e risotos. Servir a 16/17°C.

O La Vieille Ferme Rouge 2011 é importado pela World Wine de São Paulo e distribuído em Fortaleza pela Opção Distribuidora.

O Portal Sabores em parceria com a Distribuidora Opção vai sortear uma garrafa desse vinho. Clique aqui para participar da promoção.

marco ferrari

Marco Ferrari, italiano, sommelier formado pela Fisar – Piemonte, é profissional do vinho desde 1994, presta consultorias, cursos e treinamentos sobre o mundo do vinho. Docente convidado no Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Escreve sobre vinho para as revistas italianas Turismo del Gusto e Il Sommelier e no blog Vinho Fortaleza.

Colunistas

Ver tudo
21 de fevereiro de 2019

Oficina de brigadeiro

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

12 de fevereiro de 2019

Casa de chás Le Thé 103 chega a Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

css.php