12, dezembro, 2012

Vinhos brasileiros no mundo

 

A promoção do país e da cultura brasileira no mercado internacional de turismo ganhará reforço dos vinhos e o apelo dos polos produtores nacionais no próximo ano. Nesta quarta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) assinam um termo de cooperação técnica que prevê a degustação de vinhos e a distribuição de material promocional do enoturismo do país em eventos no Exterior. O termo será assinado durante a manhã, em um coquetel às 11h, no auditório da Embratur, em Brasília.
 
A cooperação será focada nos eventos realizados nos países selecionados como mercado-alvo do projeto Wines of Brasil. Entretanto, também haverá distribuição de material promocional em mercados considerados não-prioritários, além de ação em uma feira gastronômica internacional considerada de relevância estratégica. “A Embratur irá trabalhar a gastronomia como ponto estratégico na divulgação do Brasil como destino e iremos colocar o vinho neste contexto”, explica a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “Além da participação em eventos para divulgação dos nossos vinhos, queremos profissionais de gastronomia internacional para o Brasil a fim de trabalharmos na formação de opinião”, complementa.
 
O plano de ação começou a ser alinhavado durante a programação que antecedeu o seminário de Enoturismo e tem duração de 12 meses a partir da data de sua assinatura. A tendência é que o acordo seja revalidado nos anos seguintes a exemplo de parcerias com outros setores de produtos emblemáticos brasileiros como o café. Isto porque a agregação destes produtos valorizam o Brasil e sua cultura na promoção dos destinos.
 
“A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro no exterior como já está fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também  nossa cultura, com toda  riqueza e  diversidade que a caracterizam”, observa Flávio Dino, presidente da Embratur.
 
Em linhas gerais, enquanto a Embratur se responsabilizará pela disponibilização de espaço e estrutura, o Ibravin oferecerá o material promocional e colocará um profissional para realização das ações. Além das feiras de turismo, a Embratur realizará eventos para divulgação das cidades-sede da Copa em 2014.
 
O acordo ainda prevê trazer jornalistas ao Brasil para conhecer o potencial do setor. Um desses grupos será formado por chefs de renome internacional que serão convidados a participar de um evento gastronômico em São Paulo. O outro grupo será de profissionais da imprensa dos países considerados prioritários que visitarão a Serra Gaúcha e assistirão ao carnaval de São Paulo, no dia do desfile da Vai-Vai. Em 2013 a escola de samba levará para a avenida o vinho brasileiro como tema-enredo.
 
A promoção dos produtos vitivinícola brasileiros no mercado externo já conta com o apoio da Apex-Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Agora, soma-se a esta iniciativa a Embratur que, além de promover vinhos e espumantes, irá apresentar as potencialidades do enoturismo no Brasil.
 
Ações previstas no termo de cooperação: 
– Evento internacional de gastronomia;
– Feiras internacionais de turismo;
– Famtours (Projeto Imagem);
– Eventos de divulgação das cidades-sede dos jogos da Copa.
 
 
 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php