17, outubro, 2012

Vinhos brasileiros selecionados

 

Agora é oficial. Os vinhos brasileiros serão vendidos nos Estados Unidos pela maior empresa de distribuição da América. A Southern Wine and Spirits anunciou na última segunda-feira (15) na sua sede, em Miami, que importará vinhos e espumantes de seis vinícolas brasileiras: Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Miolo, Pizzato e Perini. O embarque da primeira compra de aproximadamente 30 rótulos será feita na próxima semana pela Southern, que está presente em 35 estados norte-americanos e comercializa cerca de 90 milhões de caixas de 5 mil marcas de vinhos por ano para cerca de 200 mil clientes. Assim, os rótulos brasileiros – a grande maioria vinhos tintos – devem estar à venda pela Southern no início de 2013 nos Estados Unidos, classificado como o maior mercado consumidor de vinhos do mundo desde o ano passado, superando o Reino Unido.
 
A venda dos rótulos brasileiros começará pela Costa Leste dos EUA, especialmente pela Flórida e por Nova Iorque. A Southern escolheu os melhores vinhos das vinícolas (como o Lote 43, da Miolo, o vinho Villa Lobos e o espumante 130, da Casa Valduga; o Pizzato DNA 99, da Pizzato; e o Perini 4, da Perini). Também foram escolhidos vinhos com a uva moscato, que no momento são sensação entre os consumidores americanos. Dois lançamentos chegarão às adegas dos EUA em primeira mão – a marca Carnaval, da Aurora, e Macaw, da Perini.
 
“É um momento histórico”, afirmou Bárbara Ruppel, assistente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, projeto de promoção do vinho fino engarrafado realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “É um marco para o vinho brasileiro despertar a atenção do maior distribuidor de vinhos dos Estados Unidos”, salientou o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, que acompanha a missão do Wines of Brasil desde o dia 9 de outubro em Toronto, no Canadá, passando por Nova Iorque (11), Miami (15) e Dallas (16).
 
Lançamento
As seis vinícolas que terão seus vinhos e espumantes distribuídos pela Southern participaram do lançamento oficial nesta segunda-feira (15), em Miami. Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Miolo, Pizzato e Perini mostraram seus rótulos a cerca de 60 pessoas, entre elas os principais gerentes e vendedores da Southern. “Acreditamos muito nos vinhos do Brasil. Vamos começar a levar aos nossos clientes os vinhos brasileiros, que são bons, têm qualidade e serão bem-sucedidos no mercado americano”, disse o vice-presidente sênior da Southern, Mel Dick. 
 
O vice-presidente executivo e gerente geral da Divisão de Vinhos da Southern, Steve Slater, fez uma apresentação explicando os motivos que levaram a empresa a iniciar um trabalho com os rótulos verde-amarelos. Ele destacou a realização de dois mega eventos no Brasil – a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016 no Rio de Janeiro –, o bom momento financeiro do país, a sua visibilidade internacional e, o mais importante, a qualidade dos vinhos brasileiros, que, para ele, têm estilo próprio. “Assim como fizemos com Argentina e Chile, faremos com o Brasil”, prometeu. 
 
Bárbara Ruppel contou que os comentários foram muito positivos em relação aos vinhos brasileiros. “Alguns notaram um estilo único nos vinhos brasileiros, que são jovens, frescos e frutados, impossível de comparar com os rótulos de Argentina e Chile, por exemplo”, observou. A revista Tasting Pannel, especializada no trade (restaurantes, formadores de opinião e lojas de vinho), cobriu o evento e fará uma matéria especial sobre a entrada dos vinhos brasileiros na Southern. 
 
Importância
A distribuição é a chave do sucesso nos Estados Unidos, um país continental maior do que o Brasil. “Só pelo fato da Southern ter escolhido trabalhar com os vinhos brasileiros, seremos vistos com outros olhos pelos críticos, pelos compradores e até mesmo pelos consumidores”, comentou Andreia Gentilini Milan, gerente do projeto Wines of Brasil. A Southern só trabalha com grandes marcas e vinhos do mundo todo. “Pela primeira vez, poderemos ter uma distribuição nacional nos Estados Unidos. Esta pode ser considerada uma das maiores conquistas da história do Wines of Brasil”, comemorou.
 
Andreia estima que as exportações para os Estados Unidos devem pelo menos dobrar em 2013, quando o trabalho de distribuição dos vinhos brasileiros realmente estará consolidado pela Southern. No ano passado, as empresas integrantes do Wines of Brasil faturaram US$ 327,5 mil com venda de vinhos para os EUA, que ficou no 4º lugar no ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos. “Com a Southern, a tendência é que os Estados Unidos se tornem o principal destino dos vinhos brasileiros a partir do próximo ano”, projetou. 
 
Estreia
Uma das empresas selecionadas pela Southern fará a sua primeira exportação. A Don Guerino, de Alto Feliz, na Serra Gaúcha, participou do Programa Primeira Exportação (PPE) do Wines of Brasil no ano passado e agora fará a sua estreia no embarque de vinhos para os EUA. “É uma pequena vinícola, que se preparou para exportar e agora vai começar com o pé-direito”, elogiou Andreia. Pelo menos quatro vinhos de cada empresa serão exportados para os Estados Unidos por meio da Southern. Miolo, com sete, e Casa Valduga, com seis rótulos, são as empresas que tiveram mais produtos selecionados.
 
Histórico
A aproximação da Southern com os vinhos brasileiros começou na Vinexpo do ano passado, realizada em Bordeaux, na França. Foi nesta feira que Andreia recebeu no estande do Wines of Brasil a visita de Mel Dick, vice-presidente sênior da Southern. Ele estava acompanhado do vice-presidente executivo, Steve Slater. Na época, os dois disseram que “estava ocorrendo um ‘burburinho’ sobre os vinhos brasileiros nos Estados Unidos”. “Estamos convencidos de que os vinhos do Brasil terão seu espaço no mercado americano nos próximos anos”, falou Dick, na Vinexpo. 
 
Veja imagens do lançamento oficial: