8, março, 2013

Vinhos chilenos

A Viña Ventisquero foi uma das primeiras vinícolas chilenas a abraçar o novo curso “Eco Friendly” daquele país, hoje este é o novo viés da vitivinicultura no Chile, esta louvável iniciativa de preservação foi abraçada por todas as principais vinícolas que aderiram à agenda 2020, assumindo o compromisso de transformar o Chile no maior país produtor de vinhos orgânicos e/ou biodinâmicos do Novo Mundo.

 

A Viña Ventisquero na verdade resolveu ir um pouco além, desenvolveu a marca Yali, que desde sua criação vem compensando voluntariamente todas as emissões de CO2 por meio de uma aliança com a organização inglesa Climate Care.

 

O cuidado com a natureza não para por ai, como local para edificação da vinícola a Yali escolheu o vale homônimo, uma reserva ecológica onde se encontram 25% das aves selvagens existentes no Chile, a vinícola tem um forte trabalho focado na preservação das aves migratórias que sobrevoam a costa do Pacifico ano após ano.

 

O projeto Yali significa muito mais que produzir apenas bons vinhos, é a mão do homem na evolução e na preservação do meio ambiente.

 

O vinho desta semana é um corte de Cabernet Sauvignon com Carmenere, produzido no Vale de Colchagua pela Yali; este vinho faz parte da linha Wetland, em homenagem ao acordo de cooperação ecológica entre a vinícola chilena e o instituto ambientalista britânico Climate Care.

 

A linha Wetland apresenta como uma de suas principais características o balanço entre o caráter frutado e os aromas amadeirados, muito bem integrados entre si, apenas 30% do vinho que compõe o blend passa por barricas americanas, um vinho de médio corpo, muito agradável de ser bebido, fácil de gostar, sem arestas e excelente para acompanhar massas, risotos, frios e queijos.

 

Aproveite para conhecer vinhos mais puros e naturais, desfrute todo o sabor da natureza selvagem do Chile.

 

O Portal Sabores em parceria com a Distribuidora Opção vai sortear uma garrafa desse vinho. Clique aqui para participar da promoção.
Marco Ferrari, italiano, sommelier formado pela Fisar – Piemonte, é profissional do vinho desde 1994, presta consultorias, cursos e treinamentos sobre o mundo do vinho. Docente convidado no Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Escreve sobre vinho para as revistas italianas Turismo del Gusto e Il Sommelier e no blog Vinho Fortaleza.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php