25, março, 2016

Vinhos para o almoço de Páscoa: confira as dicas

Harmonizar vinhos para o almoço de Páscoa é o assunto de hoje
Harmonizar vinhos para o almoço de Páscoa é o assunto de hoje

ceia de Páscoa é logo mais… Está em dúvida sobre qual vinho servir na ocasião? Para te ajudar, trazemos hoje as dicas do sommelier Narcizio Filho. Formado pela FISAR, é sommelier do restaurante La Bella Italia. O perito detalha boas opções de vinhos para harmonizar com alguns dos tradicionais pratos do feriado de Páscoa e os chocolates.

De acordo com o especialista, os tintos leves ou o branco Chardonnay do Novo Mundo são ideais para acompanhar o famoso bacalhau. O Tília Chardonnay, por exemplo, é um vinho que passa por um breve estágio em barrica de carvalho francês e em boca apresenta toques do carvalho e frutas maduras, ideal para um bacalhau regado no azeite. Como opção de tinto, o sommelier sugere EA Fundação Eugênio Almeida, que tem taninos suaves, frescor marcante e boa persistência, além de ter um custo bem acessível nos restaurantes e lojas de vinho.

Os pratos com cordeiro ficarão ainda melhores com rótulos que trazem a uva Cabernet Sauvignon em sua composição. Para tal, Narcizio indica o brasileiro Casa Valduga Raizes Cabernet Sauvignon Premium, um vinho bem estruturado, encorpado, acidez leve e bem persistente, além de ser um excelente custo benefício.

Já os imperdíveis e deliciosos chocolates podem ser harmonizados de acordo com suas composições. O chocolate amargo vai bem com um vinho jovem da uva Merlot, como o nacional Pizzato Reserva Merlot. O chocolate ao leite ou branco fica ainda melhor com um bom vinho do Porto Rubi. “Minha sugestão é o Porto Messias Rubi”, destaca o sommelier.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php