18, janeiro, 2019

Você sabe o que são smoothies funcionais?

Smoothies
Você sabe o que são smoothies funcionais? Na coluna da semana, a nossa nutricionista Raquel Pessoa explica tudo direitinho (Foto ilustrativa)

Saudável, funcional e prático – esses tópicos são tendência e dominam o cotidiano de quem gosta de se cuidar. Grandes aliados nessa tarefa hoje em dia são os smoothies.

Mas o que são os smoothies?

Diferentemente dos sucos, o smoothie é considerado uma bebida mais encorpada e que pode conter três tipos de ingredientes principais: na maioria das vezes, um líquido, que pode ser um iogurte, bebida vegetal, leite ou até mesmo água ou água de coco; uma ou mais frutas; e legumes. Frutas congeladas são inclusas para dar mais refrescância à bebida. O smoothie tem sido o queridinho do momento por ser uma bebida totalmente natural e por não conter açúcar.

Emagrecimento e imunidade

Em um levantamento bibliográfico publicado em 2018 pelas pesquisadoras Dra. Selene Maia de Morais e Msc. Raquel Pessoa, intitulado “Plantas medicinais para controle da obesidade“, publicado na Revista Temas em Saúde, verificou-se que alimentos como a cúrcuma e o gengibre podem ser aliados na boa saúde e na prevenção da obesidade.

Curcuma (Curcuma longa L.): conhecida também como açafrão, possui alto valor nutricional. Além disso, suas propriedades medicinais incluem ação anti-inflamatória, antioxidante, anti-coagulante, anti-diabética, antimicrobiana, antiúlcera, cicatrizante e combate outras doenças inflamatórias e crônicas, sendo a maioria dessas atividades associadas à curcumina.

Gengibre (Zingiber oficinalis): contém vários fitoquímicos e compostos biologicamente ativos, como fenólicos e flavonóides, entre os componentes bioativos identificados estão os gingeróis e shogaols , sendo o 6-Gingerol o principal gingerol. Eles demonstram inúmeros benefícios farmacêuticos, incluindo melhora da tolerância à glicose, do perfil lipídico e modulação de fatores inflamatórios.

Raquel Pessoa
Em Fortaleza, uma boa dica é conhecer o One a Day Healthy Eating, um delivery de smoothies funcionais

Chlorella: um de seus principais benefícios é ser estimulante do sistema imune, melhorando a proteção contra infecções, e é um excelente protetor contra o câncer, por sua propriedade antioxidante. Alguns estudos relatam que pessoas submetidas ao uso da alga durante um período de restrição alimentar sentem diminuir a fome e perdem o desejo por refeições desnecessárias. Por conter altas concentrações de proteínas (60%), pode parcialmente satisfazer o apetite enquanto é digerida, pois provoca a liberação de sustâncias como a CCK, que tem efeito de estimular a saciedade, segundo uma publicação na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.

∙ Iogurtes com probióticos: um alimento funcional importante por Melhorar a imunidade são os probióticos, com ação comprovada na imunidade, por contribuir na produção de macrófagos, estimulação da produção de células supressoras (Revista Eletrônica de Farmácia, artigo Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde, realizado pelos pesquisadores Moraes e Colla).

Sabendo disso, trago seis receitas de smoothies que vão dar aquela turbinada nas suas metas de 2019 para ficar ainda mais saudável!

Smoothie Funcional verde escuro
Chlorella: 1 col de café
Banana congelada: 1 unidade
Kiwi: ½ unidade
Maça com casca e tudo: ½ unidade

Smoothie Funcional Laranja
Cúrcuma em pó: 1 col de café
Leite de coco natural: 1 copo de 150 ml
Suco de laranja: 1 copo de 150 ml
Gelo em cubos: 3 pedrinhas

Smoothie Funcional Amarelo
Gengibre: 3 raspinhas
Suco de Abacaxi: 1 copo de 150 ml
Hortelã: 3 folhinhas
Leite vegetal de Castanha: ½ copo de 150 ml

Smoothie Funcional verde claro
Spirulina em pó: 1 col de café
Couve manteiga: 1 folha
Suco de Limão: 1 copo de 150 ml
Menta: 3 folhas
Gelo em cubos: 3 pedrinhas

Smoothie Funcional Azul
Iogurte com probiótico natural: 1 copo de 150 ml
Biomassa de banana verde: 2 col de sopa
Açaí zero açúcar: ½ polpa congelada
Blueberry: 5 unidades

Smoothie Funcional Rosa
Pitaya: ½ unidade
Banana congelada: 1 unidade
Iogurte probiotico sabor morango: 1 copo de 150 ml

Bata todos os ingredientes numa centrifuga ou liquidificador e saboreie em seguida.

Como dica sustentável, recomendo usar canudinhos de bambu ou aço inox ou vidro ou biodegradáveis.

E, para quem não tem tempo, mas não quer ficar de fora dessas delícias, chegou em Fortaleza a One a Day Healthy Eating, um delivery de smoothies funcionais que tem todos esses sabores e muito mais, todos feitos com ingredientes frescos, naturais e sem açúcar.

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