30, maio, 2014

Vojnilô Praia: ambiente elegante, vista para o mar e boa comida

O Portal Sabores foi conhecer o Vojnilô Praia, seu ambiente e as delícias do mar; confira!

Vojnilô Praia: bela vista, boa sombra e comida saborosa de frente para o mar (Foto: Carlos Eduardo)
Vojnilô Praia: bela vista, boa sombra e comida saborosa de frente para o mar (Foto: Carlos Eduardo)

As barracas de praia fazem parte da cultura gastronômica cearense, e proporcionam aos seus comensais a agradável experiência de comer e beber vislumbrando e ouvindo o mar e a quebra das ondas. No entanto, boa parte dos estabelecimentos deste gênero mantém sempre um padrão de cardápios e ambientação difícil de ser quebrado. O Vojnilô Praia vai na contramão do que estamos habituados a ver em termos de barracas de praia, com um ambiente diferenciado esteticamente, confortável e com um cardápio atrativo, ofertando uma experiência gastronômica bem interessante.

Em tons azuis e brancos, que nos remetem a lugares como a Santorini grega, o Vojnilô traz sofás e mesas espaçadas num belo espaço bem dividido, proporcionando conforto e comodidade a quem chega. As cores e os móveis já são indicativos que a casa preza por originalidade e busca fugir do paradigma da barraca comum. O chão é forrado por uma grama confortável e a decoração segue os tons claros, com coqueiros e verde espalhados entre os ambientes de estar.

Ostras também são uma opção servida na casa (Foto: Carlos Eduardo)
Ostras também são uma opção servida na casa (Foto: Carlos Eduardo)

O design de ambiente em estilo grego – e a influência já é explícita no próprio nome Vojnilô, que quer dizer Vicente na língua – é uma das formas que Lúcio Figueiredo encontrou para homenagear o ídolo Vicente Bojovski. Lúcio pensa que o local (a Praia do Futuro) pode ser a porta de entrada principal para o turismo em Fortaleza. “Isso aqui é área de turismo e de desenvolvimento, de geração de emprego, de riqueza, beleza e entretenimento”, afirma.

Para a montagem do espaço, o empresário utilizou várias peças e material de demolição. As paredes claras agora são uma tendência que está sendo agregada ao próprio Vojnilô tradicional. Já o cardápio da casa traz novidades não presentes no primeiro estabelecimento, e também pratos habituais do Vojnilô, como o brochete de lagosta e o brochete de sirigado.

Peixe assado acompanhado de pirão de caranguejo (Foto: Carlos Eduardo)
Peixe assado acompanhado de pirão de caranguejo (Foto: Carlos Eduardo)

Entre as novidades exclusivas do Vojnilô Praia, está o caranguejo como prato principal em duas variações: natural (cozido na água) e com creme de leite. Há também as opções do caranguejo na casquinha de caranguejo ou no escondidinho de caranguejo, além do caldo do caranguejo, encorpado e com um sabor irresistível somado ao aroma marcante. Para os pratos principais, o peixe assado da casa é uma recomendação: o Vojnilô Praia serve um filé do peixe fresco do dia, temperado com ervas e grelhado na brasa. Outra recomendação é o pirão de caranguejo, com boa cremosidade e uma excelente pedida para acompanhar o peixe.

A casa é a única barraca de praia do Ceará com sommelier – destaque para a sua carta, com 200 rótulos de vinho e 150 rótulos de vinho branco. Entusiasta dos esportes, Lúcio tenta agregar várias iniciativas à barraca, como o surf e o kitesurf, e pensa em futuramente trazer até uma escola de windsurf para o local. Com música ambiente e a brisa do mar, as delícias do Vojnilô Praia proporcionam uma experiência e prazer marcantes para quem gosta de comer e estar bem. Aos desejosos por agitos no ambiente praieiro, Figueiredo anuncia uma parceria com a Warung Beach Club, e promete realizar um evento de caráter inédito em Fortaleza em breve.

Vojnilô Praia
Av.Zezé Diogo, 2771, Barraca D – Praia do Futuro
Horário de funcionamento: de segunda à quarta (Fechado), quinta de 17:00h às 00:00h, de sexta à domingo de 11:00h às 20:00h
Telefone: (85) 3234.6094

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php